ATC - Artist Trading Card & ACEO - Art Cards, Editions and Originals

O Artist Trading Card (ATC) é como o próprio nome indica, um pequeno cartão onde o artista demonstra um pouco da sua arte mas em ponto pequeno. Estas cartões são colecionáveis e regra geral trocados em grupos de trocas ou a acompanhar um trabalho. Esse movimento artístico iniciou-se em Zurique na Suiça pelo M. Vãnçi Stirnemann em 1997 e popularizou-se via internet.

O ATC têm uma só regra que é o seu tamanho, que é 2 1/2"x 3 1/2" ou 6.4cmx8.9cm. A base deverá ter alguma rigidez mas não é obrigatório e de um lado é o trabalho do artista e no verso do cartão o artsta deverá meter algumas informações sobre o autor, como por exemplo o nome do artista, a data, o email, ou caso tenha havido tema na elaboração do cartão. No caso de ter sido através de uma troca, mete-se na parte de trás o nome da troca.

Pode-se usar um pouco de tudo nos ATC, acho que poderei mesmo dizer que o limite é dado pelo próprio artista. Acaba por ser excelente para também se fazer pequenas experiências de técnicas pois mesmo que a experiência acabe por não resultar é mais fácil iniciar outro cartão.

Os ATCs são exclusivamente para troca, no entanto há quem os venda neste caso deixam de ser ATCs e passam a ser designados de ACEO (Art Cards, Editions and Originals).

Alguns dos meus ATCs:






Exemplos:
http://www.atcsforall.com/
http://www.art-e-zine.co.uk/atcnov03.HTML
http://www.flickr.com/groups/artisttradingcards/
http://www.flickr.com/groups/_atc_/pool/

Informação retirada dos seguintes blogs/sites:
http://en.wikipedia.org/wiki/Artist_trading_cards
http://www.alteredcard.blogspot.pt/2007/08/altered-trade-card.HTML
http://www.ebsqart.com/Education/Articles/Mixed-Media-and-Collage/9/Artist-Trading-Cards/39/

Sem comentários:

Enviar um comentário